Mesmo com todo o avanço do marketing digital e suas infinitas possibilidades, investir em materiais gráficos para divulgação de sua empresa ainda é muito relevante, afinal, ele oferece uma experiência “real” e totalmente tangível ao consumidor.

Graças à evolução da indústria gráfica, esse tipo de material se tornou mais acessível, inclusive para pequenas empresas, pois antes, o seu custo era muito elevado e sua produção em pequena escala praticamente inviável.

Neste artigo, traremos algumas razões para que sua empresa invista em materiais gráficos, algumas de suas vantagens e uma pequena lista com os materiais que não podem faltar. Confira!

QUE TIPO MATERIAIS GRÁFICOS DEVO USAR PARA A DIVULGAÇÃO?

É impossível negar que o material gráfico oferece um tipo de experiência muito mais profunda do que o conteúdo digital. A textura do papel, a qualidade das imagens, o cheiro de papel novo; tudo isso influencia na percepção e mexe com os sentidos humanos.

Outra grande vantagem desse tipo de material é a facilidade de transporte e disponibilidade, afinal, não se corre o risco de ficar sem sinal ou sem bateria, o que impossibilitaria o acesso a um material digital, por exemplo.As pessoas ainda enxergam maior credibilidade em empresas que utilizam materiais gráficos para divulgar seus produtos, ou seja, ao trabalhar com esse tipo de material, com um layout bem elaborado e uma identidade visual de impacto, é possível gerar mais confiança no seu público-alvo.

Seria loucura dizer que uma empresa não precisa de materiais digitais, mas é uma loucura ainda maior afirmar que ela não precisa de materiais gráficos, pois eles trazem uma série de benefícios únicos.

QUAIS AS VANTAGENS DESSE TIPO DE MATERIAL?

Como dissemos, um material gráfico é capaz de gerar grande credibilidade para uma empresa. Para comprovar tal afirmação, responda esta pergunta: você já viu um empresário ou vendedor sem um cartão de visitas?

Parece algo bobo, mas um simples cartão é capaz de fazer toda a diferença em uma negociação.

Outra grande vantagem do material gráfico é o alto nível de concentração que o leitor alcança ao consumi-lo. No ambiente digital, principalmente no online, existe uma infinidade de propagandas aparecendo e diversas fontes de distração que podem fazê-lo perder o foco, o que não acontece com os materiais gráficos.

Quando pensamos em materiais de apoio para vendas, é impossível não pensar em um catálogo de produtos, afinal, ele é a maneira mais prática e eficiente (e mais conhecida) de apresentar ao cliente os produtos oferecidos por sua empresa.

Além do catálogo de produtos, o catálogo técnico também é muito importante, principalmente se sua empresa trabalha com a venda de maquinários ou equipamentos eletrônicos.

QUAIS MATERIAIS GRÁFICOS USAR

Agora que você já percebeu o grande poder que os materiais gráficos possuem, mesmo na era digital, que tal pensar em quais deles a sua empresa deve investir? Veja os principais:

1. PANFLETO

Sem dúvidas, esse é o material gráfico mais simples e mais barato de se produzir. Por meio dele é possível apresentar seus produtos e preços de maneira simples e direta. O panfleto pode ser usado, ainda, para divulgar promoções e descontos que a sua empresa oferece.

Nesse material, as informações deverão ser diretas e os canais de contato com a empresa (telefone, e-mail e site) devem estar destacados.

2. FOLDER

O termo folder vem do inglês “fold”, que significa dobrar, ou seja, o folder é um material gráfico que possui dobras. Sua utilização é bem parecida com a de um panfleto, contudo, ele permite trabalhar as informações com mais profundidade.

O folder também é utilizado para divulgar um produto de modo amplo, quase como um complemento ao catálogo comercial da empresa.

3. CATÁLOGO

Como dissemos, o catálogo de uma empresa é a principal ferramenta de trabalho de um vendedor. Por meio dele, é possível expor todos os produtos ofertados pela empresa de maneira organizada e lógica e pode ser dividido, ainda, por características similares.

Outro catálogo de extrema importância para qualquer empresa é o catálogo técnico. Nele deverão constar as informações técnicas, de instalação, de operação e tudo o que está relacionado ao produto.

Neste material é comum a inserção de uma lista com os canais de assistência disponibilizados pela empresa.

4. CARTÃO DE VISITA

O cartão de visitas é um dos principais materiais gráficos de uma empresa, pois transmite de maneira fácil e rápida todos os contatos do negócio e o nome da pessoa que deverá ser procurada.

Atualmente, é possível criar os mais diferentes tipos de cartão de visita, com enobrecimentos, formatos e cores especiais.

Esse tipo de material é tão importante que para participar das maiores rodadas de negócios em feiras e outros eventos, é preciso apresentá-lo. Um cartão com um design mau feito ou muito simplista poderá fazer você perder boas oportunidades.

5. CARTAZES E PÔSTERES

Esses materiais são muito utilizados na comunicação interna de lojas. Neles, geralmente, são colocadas as promoções em vigência ou imagens dos produtos em destaque. Além disso, eles podem ser utilizados como peças decorativas ou sugestão de consumo.

6. PAPELARIA

Apesar de ser algo muito amplo, vamos entender melhor o que compõe a papelaria de uma empresa:

  • envelopes;
  • pastas;
  • papel timbrado;
  • blocos de anotação;
  • agendas;
  • outros materiais personalizados.

Possuir uma papelaria completa e devidamente padronizada com a identidade visual da empresa é essencial. A utilização de papel timbrado garante mais segurança e credibilidade na emissão de documentos, os envelopes e pastas apontam que o documento contido neles é oficial e possui origem comprovada.

Esse conjunto de materiais demonstra que a empresa é séria e transmite uma sensação de responsabilidade e credibilidade.

É preciso lembrar que, apesar da infinidade de modelos de materiais gráficos existentes e seus diversos tipos de acabamento e enobrecimento, se eles não possuírem um design bem elaborado, chamativo e agradável aos olhos, poderá ser ineficiente. Por isso é importante contar com a parceria de uma gráfica de qualidade!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância de investir em materiais gráficos para divulgação de sua empresa e produtos, siga-nos no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro das melhores informações!